Qualidade e atendimento que superam as expectativas de nossos clientes e parceiros.

Qualidade e atendimento que superam as expectativas de nossos clientes e parceiros.

Fazem parte do grupo |

Italian Trulli
12 de fevereiro de 2024 0 Comentários

Anel Elástico

Você já ouviu falar sobre o anel elástico? Sabe para que ele serve? Conhece como este elemento é instalado? Sabe sobre as suas principais normas e aplicações?

Se você tem uma ou mais dúvidas similares às mencionadas acima, continue conosco neste interessante artigo sobre este importantíssimo elemento de fixação.

O que você verá neste artigo:

CONCEITO

Todo anel tem a forma de um círculo. Os Anéis elásticos servem para dar fixação e segurança às peças com elementos circulares. Este é um elemento que foi criado para resolver os problemas relacionados à fixação, e serve para evitar o desperdício de tempo e matéria prima nas operações de produção e manutenção.

Basicamente, entre outras palavras, o anel elástico serve para fixar uma peça dentro de um eixo ou de um sistema, evitando que este se movimente e, dessa forma, permitindo a segurança da estrutura, ferramenta ou equipamento em que está sendo montada.

Este elemento de fixação recebe tal nome por causa de sua forma semelhante à de um anel. Os Anéis elásticos também são conhecidos como:

O anel elástico é um elemento usado em eixos ou furos. Suas principais funções são:

INSTALAÇÃO DOS ANÉIS ELÁSTICOS

Anéis elásticos são instalados sempre com as bordas chanfradas (laminadas) voltadas para a peça que está limitando. Dessa forma, a pressão sobre o anel elástico será exercida na área onde a borda do anel está paralela à parede da canaleta. Se instalar incorretamente, o anel elástico exercerá pressão sobre as rodas chanfradas ou laminadas que podem comprimir o anel elástico com a possibilidade de desalojá-lo da canaleta.

MATERIAL DE FABRICAÇÃO E AS NORMAS DOS ANÉIS ELÁSTICOS

O Anel Elástico é feito de Aço Mola, e a sua elasticidade é proveniente da sua forma de anel incompleto. O Anel Elástico se aloja em um canal circular, chamado de ranhura, que deve ser externa (por fora) no caso de um eixo, e interna (por dentro) no caso de um furo.

APLICAÇÕES E NORMAS PARA ANÉIS ELÁSTICOS

Norma DIN 471: Anel elástico para eixos com diâmetro entre 4 e 1.000 mm. Trabalha externamente.

Norma DIN 472: Anel elástico para furo com diâmetro entre 9,5 e 1.000 mm. Trabalha internamente.

Norma DIN 6799:

TABELA PADRONIZADA DE ANÉIS ELÁSTICOS

Essa tabela contempla todas as informações necessárias para a seleção correta do anel a ser utilizado em, por exemplo, um eixo ou um furo. Por meio do desenho técnico que traz as cotas, é possível identificar o tipo de anel a ser utilizado.

DIN 471: https://rei-fix.com.br/novo/wp-content/uploads/2020/03/anel-de-retencao-para-eixos-grupo-501-din-471.pdf

DIN 472: https://rei-fix.com.br/novo/wp-content/uploads/2020/03/anel-de-retencao-para-furos-grupo-502-din-472.pdf

DIN 6799: https://rei-fix.com.br/novo/wp-content/uploads/2020/03/anel-de-retencao-para-eixos-grupo-503-din-6799.pdf

Especificações técnicas:

PONTOS DE ATENÇÃO:

EXEMPLIFICAÇÃO

Existem alicates que são apropriados para anéis elásticos para furo e existem alicates que são apropriados para anéis elásticos para eixo, ou seja, obviamente devemos sempre nos atentar aos detalhes e as particularidades de cada peça, equipamento ou material utilizado para que o manuseamento ocorra entre os conformes.

Alicate para anel interno:                                          Alicate para anel externo:

CONCLUSÃO

Os anéis elásticos estão presentes no nosso dia a dia, dando a fixação e segurança necessária nos mais variados produtos.

O Anel Elástico faz parte dos itens de Classe A da Rei-Fix, ou seja, aqueles de maior relevância para a organização. Na Rei-Fix você encontra uma enorme variedade de Anel Elástico à pronta entrega. Contate-nos e solicite uma cotação de anéis elásticos e outros produtos de fixação, vedação, lubrificação e termofixos.

Se gostou deste conteúdo, acompanhe nosso blog para mais novidades e informações. Siga a Rei-Fix também nas redes sociais. Estamos no LinkedIn e no Facebook.

Compartilhe:

Comentários

× Como posso te ajudar?